( 391x375 , 253kb)


08/12/2011

A história de Job



Job era muito rico, tinha muitos bens, tinha esposa, tinha filhos, tinha criados e tinha muito gado, era muito rico mesmo. E depois o demónio tinha inveja daquilo tudo [e] pediu a Jesus que queria Job para ele. E Jesus disse para ele:
- Não, Job não te dou, dou-te os bens dele, vai-lhos tirando conforme tu entenderes. Então, o demónio que [era] mauzinho, claro, logo se diz que é Satanás, é mau, coisas diabólicas são sempre más. Mas Jesus prometeu-lhe tudo menos a alma de Job que a queria para ele. Então, o demónio, hoje tirava-lhe uma filha, matava-lhe a filha, matou-lhe a esposa, os filhos todos, vá lá. Matou-lhe os filhos todos, matou-lhos mesmo, matou-lhos mesmo, é demónio, eram mortos mesmo que ele apanhava-os de caminho eles morriam assim fulminantemente. Dizia a minha mãe que eles que apareciam mortos, iam para a terra e que já não apareciam em casa, mortos. E depois tinha gado, levou-lhe o gado todo, matou-lhe tudo, tudo, tudo. E por fim encheu-o de feridas, de chagas.
Então os vizinhos diziam assim:
- Ó Job...
Porque naquele tempo diziam que quem fosse castigado que era por uns pecados que tinham: aquela pessoa é má, é castigada. É Deus que está a castigar. Não era Deus que Deus não castiga ninguém, é o demónio, é aí que foi o demónio que entrou.
Entrou mas levou os bens não levou Job porque Job foi sempre sério, sempre seguro. E as pessoas diziam assim:
- Ó Job, o que é que tu fizeste para Deus te castigar tanto?
- Deus não castiga, Deus deu e Deus vai tirando.
A ideia de Job era essa: Deus deu e Deus tirou.
Pois Deus prometeu ao demónio para tirar tudo até à última menos a alma dele. Então aquilo desapareceu tudo até ao fim, até estar mesmo no extremo todo doente.
E Job pediu a Nosso Senhor: “o que é que ele queria mais dele”.
E Jesus respondeu-lhe:
- Quero a tua alma mas vais novamente ter nova família.
Deu-lhe nova esposa, nova família, deu-lhe nova fortuna mas não permitiu mais que o demónio se metesse na vida dele. E disse para Job:
- Quero a tua alma nunca mais a percas, nunca mais te deixas.
Porque ele também não se deixou levar, porque ele também se dizia assim: ‘Deus deu e Deus tirou’, foi sempre firme até ao fim. É por isso nós dizemos assim:
- Eu queria ter um bocadinho de paciência como Job teve.

(Recolha oral)