( 391x375 , 253kb)


16/02/2011

Quéops e o Sábio


Certo dia, em seu palácio, o faraó Quéops estava enfastiado. Pede, então, que seus cortesões o distraíam com relatos dos prodígios que os homens de sabedoria do passado eram capazes de fazer. As hortas, então, transcorrem de forma agradável, enquanto conta-se como um deles teria encontrado a jóia de uma princesa que havia se perdido nas águas... Depois dessa história o filho de Quéops se levanta e diz:
- Tenho conhecimento de um homem sábio, chamado Djedi. É capaz de colocar de volta uma cabeça decepada, e tem um apetite prodigioso: Come, a cada dia, queinhentos pães, beb cem cântaros de cerveja, e come um quarto de um boi. Os leões, diante dele, se curvam, e há quem diga que ele conhece a natureza dos objetos secretos do templo de Thot.
O Faraó se sente surpreso, e manifesta desejo que lhe tragam, pela manhã, aquele homem a sua presença, ordenando, também, que tragam um leão, um prisioneiro, e um banquete para que Djedi coma. O rei do Egito mal dorme naquela noite, ansioso pelo encontro.
Pela manhã Djedi vêm a presença do faraó, que lhe diz:
- Dizem-me que você capaz de fazer com que o leão mãos selvagem lhe obedeça.
- De fato, assim é, grande rei.
- Pois, então que este lhe obedeça - e ordena que tragam o leão que haviam preparado, que o sábio acalma sem a menor dificuldade. Surpreso, mas sem desejar demonstra Quéops disse:
- Também me foi dito que é capaz de juntar ao corpo a cabeça decepada.
- Quem o disse não mentiu.
- Seja, então faça isso com um prisioneiro...
- Não, grande rei. Não há que se proceder assim com outro homem. Que me tragam um ganso e um pato! - E operou seu prodígio, fazendo com que as cabeças fossem, novamente, ligadas ao corpo, e as aves voassem e grasnassem.
- Ouvi dizer, Djedi, que você também sabe algo sobre os objetos misteriosos escondidos no templo de Thot.
- Conheço a natureza e quantidade desses objetos. Posso apontar o lugar exato de cada um deles no templo de Heliópolis. No entanto, não serei eu que os trará a vossa presença.
- E quem será?
- O mais velho dos três filhos de Rededet.
- E quem é Rededet?
- É a esposa de Rauser de Sequebu, um sacerdote de Rá. Ela está grávida de trigémeos, e o pai dos meninos é o próprio Rá. O mais velho será Sumo-Sacerdote do Sol em Heliópolis.
Quéops se cala, entristecido. As palavras do outro significavam que estava próximo o fim de sua linhagem e a ascensão de uma nova dinastia.



Contos e Lendas da Mitologia Egípcia
(trad. brasileira)