( 391x375 , 253kb)


29/01/2011

O rato do campo e da cidade



O Rato do Campo convidou o seu amigo da cidade para gozar durante alguns dias os bons ares do campo. O Rato da Cidade aceitou.
Quando estavam a esgravatar a terra à procura de comida, o Rato da Cidade disse ao amigo:
- Vives uma vida cheia de dificuldades e de trabalhos. Eu, na minha casa, vivo na abundância e estou rodeado de conforto e de luxo. Se quiseres vir comigo, partilho contigo tudo isso.
O Rato do Campo ficou maravilhado com a ideia e aceitou. Quando chegaram, o Rato da Cidade pôs à frente do amigo muitas iguarias:
pão, feijões, figos secos, mel, uvas e um grande bocado de queijo que retirou de um cesto.
- Realmente tens razão! - Exclamou o Rato do Campo, encantado com tanta comida obtida sem trabalho. - Julgava que a minha vida no campo era boa, mas agora vejo que, afinal, vivo na penúria.


Fábulas de La Fontaine