( 391x375 , 253kb)


26/01/2011

Kumbh Mela

O Khumb Mela se baseia numa lenda na qual deuses (Devas) e demónios (Asuras) entraram em guerra por causa de um pote (Kalasha) que continha o néctar da imortalidade (Amrit). O néctar da imortalidade encontrava-se no fundo do oceano e só poderia ser encontrado se este fosse totalmente revirado. Assim, deuses e demónios fizeram um pacto para unir forças e revirar todo o fundo do oceano.

Ao revirar o oceano, diversas coisas emergiram do fundo e o que caísse do lado dos deuses ficaria com os deuses e o que caísse ao lado dos demónios ficaria com os demónios. Ao final, depois de muito revirar o oceano, finalmente emergiu o pote com o néctar da imortalidade, que caiu ao lado dos deuses. Porém, os demónios descumpriram o pacto e tomaram o pote para si. Com isso, começou uma feroz batalha que durou 12 dias e 12 noites. Durante a batalha, quatro gotas deste néctar caíram nas cidades de Haridwar, Prayag, Ujjain e Nasik, onde o Khumba Mela acontece sucessivamente a cada três anos. Finalmente, os deuses venceram a batalha, beberam o amrit e alcançaram a imortalidade.

Metaforicamente, diz-se que o oceano é a nossa mente e o néctar é a paz mental. Na busca por esse néctar (paz mental), revira-se o oceano (mente) e do fundo dele muitas coisas boas e ruins irão emergir. Ao final, com o desapego de todas as sensações boas, ruins ou neutras que surgem do oceano de nossa mente, finalmente encontramos a paz mental ou imortalidade. Metaforicamente, é o Kumbh Mela.