( 391x375 , 253kb)


23/08/2010

O Imperador Gaozu Constrói Xinfeng



O pai do Imperador Gaozu (? – 188 AC), da Dinastia Han, mudou-se de sua cidade Feng para a capital Chang’an* e foi morar no palácio. Ele ficou infeliz depois disso. O Imperador pediu às pessoas mais próximas de seu pai qual poderia ser a causa. Eles disseram que quando seu pai estava em Feng, ele passava o tempo falando com os açougueiros, com vendedores de rua mais interessados em vender bebidas, com vendedores de bolos, assistindo às brigas de galo ou jogando bola. Agora que tudo tinha acabado, ele se deprimia.
O Imperador ordenou então que fosse construído um novo distrito, chamado Xinfeng**, em Chang’an e que as pessoas mais velhas de Feng se mudassem para esse lugar. Seu pai pelo menos achou boa a notícia. É por isso que desde então um grande número de desocupados moram no Distrito Xinfeng, mas não pessoas nobres.
Quando o imperador era jovem, ele muitas vezes fazia sacrifícios à Mãe Terra em Feng. Ele ordenou então a construção de um tempo idêntico no novo distrito. Quando Xinfeng e o templo ficaram prontos, as ruas e as construções eram idênticas às de Feng. E quando as pessoas de Feng andavam nas ruas, eles não tinham dificuldade alguma de reconhecer suas velhas casas. Conduzindo o gado pelas trilhas, eles podiam encontrar suas casas também sem hesitação. Com isso, as pessoas que se pudaram para Chang’an ficaram muito congtentes com a semelhança e elogiaram o arquiteto Hu Kuan. Eles o agradeceram muito e em um mês mais ou menos ele recebeu 100 onças de ouro.