( 391x375 , 253kb)


21/08/2010

História sobre as Três Gargantas do Rio Yangtsé

O rio Yangtsé é o maior rio da China e o terceiro da Ásia. As gargantas de Qutang, Wu e Xiling, que se situam no curso médio do rio, são chamadas de Três Gargantas, com uma extensão total de cerca de 200 quilômetros.
No extremo oeste da garganta de Qutang, há uma cidade famosa que chamada Cidade do Imperador Branco. O nome da cidade se originou de uma história veridica e o seu protagonista chamava-se Gongsun Shu.

No ano 25, a China estava num período de substituições de dinastias, quando ums grande rebelião de camponeses derrubou a dinastia do Han do Oeste, mas um novo regime ainda não havia sido instituído. O chefe militar Gongsun Shu controlava as regiões do suroeste acompanhando o desenrolar da situação.
Um dia, ele teve um sonho: “Você poderá ser o imperador durante 12 anos”, disse-lhe uma voz. Desperto, sentiu-se estranho. Na madrugada do dia seguinte, viu, quando passeava no pátio da residência, uma pilar de fumaça branca saindo de um poço parecendo um dragão saltando para o céu. Entendia o fenômeno como um sinal para subir no trono e seguiu-o nomeando-se como imperador. Ele tabizou-se como Imperador Branco. Depois, batizou a cidade que se situava à entrada da garganta como Cidade do Imperador Branco, mantendo uma guarnição poderosa.
Ma Yuan era amigo de Gongsun Shu. Inteirado da notícia, foi visitare Songsun Shu. Mas, este assumiu ares vaidosos para com o velho amigo, mandou fazer-lhe uma roupa de pano usada pelas pessoas mais humildes e recebeu-o numa pomposa cerimônia, a fim de indicá-lo como marquês e comandante geral das forças armadas. Outras pessoas que vieram junto com Ma Yuan ficaram muito animadas e desejavam obter um cargo, mas Ma Yuan disse: “O mundo está confuso e ninguém sabe quem poderá reunificar o país. Gongsun Shu não sabe acolher com atitude humilde as pessoas competentes para discutir com elas sobre os princípios e a política do país e ocupa-se apenas com ninharias. É apenas um fantoche. Como ele agregará ao se redor os competentes?” E recusou a nomeação e foi-se embora.
Nesse momento, Li Xiu estabeleceu em Luoyang o regime da Dinastia do Han do Lestge. Escreveu uma carta a Gongsun Shu, analisando a situação do país e aconselhou este a se entregar. Mas, Gongsun Shu achou que por ser imperador, não podia entregar-se a qualquer pessoa e recusou o pedido de Liu Xiu. No ano 37, Gongsun Shu morreu em misteriosas circunstâncias durante uma batalha quando suas tropas atacavam a Cidade do Imperador Branco.
Gongsun Shu foi imperador durante 12 anos, mas controlou as regiões do suroeste durante 28 anos. Durante este período, as regiões do suroeste encontravam-se em estabilidade e longe das agitações que caracterizaram as planícies centrais. Como imperador, Gongsun Shu estimulava o desenvolvimento da agricultura, mandou construir obras hidráulicas e adotava algumas políticas de benefício à população, por isso, a população local construiu um templo em homenagem ao Imperador Branco.