( 391x375 , 253kb)


20/07/2010

O'Donoghue

Lough Lean na Irlanda, agora chamado de lago de Killarney, é o lar de O'Donoghue, outrora governante das redondezas. Um dia, ele andou sobre a superfície do lago, observado por todos os membros de sua corte, e lentamente afundou nas profundezas para afirmar a propriedade de seu novo reino.

Todas as manhãs do dia 1º de Maio, ele deixa o magnífico palácio, que dizem ser localizado no fundo do lago, e visita seu velho domínio. Já faz alguns anos que O'Donoghue fez sua última aparição. Naquele dia, T. Crofton Croker nos conta em seu livro "Lendas e Tradições Encantadas do Sul da Irlanda", os primeiros raios do pôr-do-sol estavam dando um brilho dourado ao pico majestoso de Glenaa, quando as águas da parte oriental do lago de repente começaram a se agitar violentamente, embora o restante de sua superfície permanecesse suave e sereno como um túmulo de mármore polido. A seguir, uma onda espumante se projectou e, como um orgulhoso cavalo de batalha, com crina alta, jubiloso em sua força, atravessou o lago em direcção à montanha Toomies. Atrás dessa onda, surgiu um cavaleiro imponente, completamente armado, montado num corcel branco; uma plumagem alva acenava graciosamente de um capacete de aço polido, e, nas costas, uma capa azul claro tremulava. O cavalo, aparentemente jubiloso em sua obrigação nobre, saltava atrás da onda, ao longo do lago, que o sustentava como em terra firme, enquanto gotas, coloridas pelo sol matutino, eram borrifadas em todas as direções.

O guerreiro era O'Donoghue, que era seguido por um grupo de jovens que planava sobre a água; unidos com guirlandas de flores da primavera, ao compasso de uma doce música celestial. Tendo quase alcançado o outro lado do lago, O'Donoghue virou seu corcel em direção à margem de Glenaa, coberta de ramagens, acompanhado de sua comitiva. Lentamente, eles desapareceram nas brumas do lago, os acordes mágicos de sua música gradualmente esvaíram-se e " os ouvintes despertaram como de um sonho de bem-aventurança".


Lendas Celtas