( 391x375 , 253kb)


20/07/2010

Lenda sobre a montanha Wutai



A China possui quatro famosas montanhas sagrads do budismo: Wutai, Putuo, Jiuhua e Emei. Segundo as lendas, são os sítios onde os quatro grandes budas Manjusri, Samantabhadra, Avalokitesvara e Ksitigarbha professavam o budismo.
A montanha Wutai situa-se na província do Shanxi, Centro da China. É composta por cinco montes, cujos cumes são planos e se assemelham a uma plataforma. Por esta razão, a montanha é chamada de Wu Tai, Cinco Plataformas.
Dizem que a montanha Wutai tinha outro nome: a montanha Wufeng, Cinco Picos, onde o clima era muito adverso com seu rigoroso inverno; a primavera de tempestades de areia e o sufocante calor do verão. Os camponeses não podiam cultivar suas terras. Um ano, o buda Manjusri ali chegou para divulgar o budismo e teve piedade dos flagelos causados à população local. Então, decidiu mudar o clima da região.
Inteirado de que o rei do Mar Meridional tinha uma pedra mágica que podia transformar o clima seco em úmido, Manjusri se transformou num monge, a fim de pedir emprestada a pedra.
Chegou ao Mar Meridional e viu uma pedra fora do palácio imperial. Ao aproximar-se dela, sentiu logo o ar fresco. Comunicou ao rei o seu desejo, mas este disse: “Pode pedir emprestada qualquer coisa com exceção da pedra mágica, pois ela foi retirada do fundo do mar após centenas de anos. Diariamente, quando voltam de seus trabalhos, meus filhos, banhados de suor, descansam sobre ela. Se emprestá-la à você, eles não terão um lugar para descanso”. O buda Manjusri disse que era o monge da montanha Wutai e veio pedir ajuda em benefício dos seres humanos.

O rei-dragão não queria conceder a pedra mágica, mas via sentido em recusar o pedido do buda. Pensava que um monge idoso não iria levar a pedra sozinho e disse: “a pedra é muito pesada. Ninguém pode ajudar-lhe. Se você tem energia para levá-la, vá à pedra”.
O buda Manjusri agradeceu o rei-dragão e dirigiu-se diretamente à pedra. Leu as suas palavras mágicas e a grande pedra diminuiu rapidamente, transformando-se numa pequena pípula. O buda meteu-a na manga e voou. O rei do Mar Meridional ficou boquiaberto começou a se arrenpeder.
O buda Manjusri voltou à montanha Wutai, quando ali imperava muito calor e seca. Manjusri colocou a pedra num vale da montanha e o milagre se fez realidade: os cinco montes se transformaram em pastagens verdes. Desde então, o vale foi batizado de Vale do Frescor. A população construiu aí um templo dando-lhe o nome Templo do Frescor e a montanha, Qingliang, ou Montanha do Frescor. Por esta razão, a montanha Wutai é chamada também de Montanha do Frescor.