( 391x375 , 253kb)


17/05/2010

Avalon

Ficheiro:Bardsey-island.jpg

Avalon é uma ilha lendária em algum lugar da Ilhas Britânicas ou da França, ligada à lenda do rei Artur.

Geoffrey de Monmouth deixou o mais antigo registro da Insula Avallonis (em galês, Ynys Avallach), em sua Historia Regum Britanniae (1136). Segundo ele e a literatura que o seguiu, Avalon é o lugar onde o rei Artur foi levado para curar suas feridas depois de lutar contra Mordred na Batalha de Camlann. Segundo a tradição galesa e bretã, Artur estava vivo voltaria um dia para liderar seu povo contra seus inimigos, apesar de versões posteriores e mais racionalistas da lenda terem afirmado que ele realmente morreu e foi sepultado em Avalon. Também em Avalon teria sido forjada a espada Caliburn (depois chamada Excalibur). Geoffrey voltou a mencionar a ilha na Vita Merlini (1150), na qual descreve Morgana como a líder das nove irmãs que viviam em Avalon.