( 391x375 , 253kb)


23/05/2010

As garças

O rei era um bom rei, porém tinha muitos inimigos. As garças, leais e fiéis, estavam preocupadas. Havia sempre a possibilidade, principalmente à noite, dos inimigos cercarem o palácio e aprisionarem o rei.
- Que devemos fazer? - pensaram elas - os soldados, que deveriam estar de guarda, estão dormindo. Não podemos confiar nos cães, pois estão sempre caçando e sempre cansados. Nós é que temos que guardar o palácio e deixar nosso rei dormir em paz.
Então as garças decidiram tornarem-se sentinelas. Dividiram-se em grupos, e cada grupo zelava por uma área, com mudanças de guarda em horas determinadas.
O grupo maior postou-se no prado que cercava o palácio. Outro grupo colocou-se do lado de fora de todas as portas. E o terceiro decidiu ficar no quarto do rei, a fim de vigiá-lo o tempo todo.
- E se nós adormecermos? - perguntaram algumas garças.
- Temos um modo de evitar adormecermos - respondeu a mais velha de todas - cada uma de nós vai ficar segurando uma pedra com o pé que estiver levantado enquanto permanecermos paradas. Se uma de nós dormir, a pedra cairá e o barulho a acordará.
Todas as noites, desde então, as garças vigiam o palácio, mudando a guarda de duas em duas horas. E nenhuma, ainda, deixou cair a pedra.

100_1784