( 391x375 , 253kb)


07/04/2009

O Túnel: uma Parábola do mistério pascal

Havia uma ilha, perto do continente, mas separada por um pedaço de mar. Era perigoso esse mar. Era difícil a vida para as pessoas daquela ilha: não havia maneira de se comunicarem com o continente, ali nasciam e morriam sem perspectivas de algo melhor, os recursos eram poucos... era um tédio morar naquela ilha!
É certo que muitos já haviam falado da existência de um túnel que ligava a ilha ao continente, passando por debaixo do mar... mas nunca ninguém tinha sobrevivido ao atravessá-lo. Todo mundo sabia que existia esse túnel, mas ninguém acreditava que ele pudesse ser solução: era uma viagem sem retorno! Todos os que nele entravam, acabavam por não regressar!
E já ninguém mais naquela ilha tinha esperança de coisa alguma! Até que um dia apareceu um jovem diferente: Falava de esperança! Falava de uma vida nova, de uma nova condição de vida! Falava de algo bem mais feliz! E falava do velho túnel... que para aquele povo já se havia tornado símbolo de medo e fonte de superstições. Não acreditaram nele. ‘É mais um louco! - diziam - acabará como todos os outros!’ Mas aquele jovem continuava falando e provocando o povo, interpelando sobretudo aqueles que exploravam a angústia do povo e se aproveitavam de sua falta de perspectivas!
Um dia, alguns tramaram contra esse jovem! Já estava incomodando demais! E resolveram jogá-lo na boca do túnel, para se livrarem dele! O povo aplaudiu, pagando para ver o que aconteceria com ele! E a mesma história de muitos começava a se repetir: o jovem sumiu no túnel! Não voltava!
Mas, passados uns dias, para surpresa geral, eis que aquele jovem surge de novo na ilha! Feliz e radiante! Seus olhos brilhavam mais do que nunca! Ele estava de volta para dizer que era possível atravessar o túnel! Ele estava de volta para dizer que era possível chegar ao continente! Ele estava de volta para dizer que havia esperança! Que a vida não estava condenada às limitações daquela ilha! Que o povo da ilha não estava sozinho! Ele estava de volta! ... Para que todos entendessem o caminho do continente!
O povo continuou morando naquela ilha! Mas tudo havia mudado! Agora, eles sabiam que não estavam sozinhos! Agora eles sabiam que estavam ligados ao continente e que um dia para lá poderiam ir! Agora, seus horizontes havia se alargado: não estavam mais condenados ao isolamento de viver naquela ilha! Viver na ilha, agora, tinha um sentido novo!
E mudou, a vida naquela ilha! Era totalmente novo o jeito de viver! A esperança era forte! Ninguém mais poderia continuar explorando a angústia do povo, porque o povo tinha uma nova esperança e uma nova razão de viver!